Iniciando na arte digital 3D

Hoje quero abordar sobre um assunto bem interessante para quem pretende iniciar na área de computação gráfica, mais especificamente com o 3D.

Às vezes você acaba vendo alguns trabalhos de 3D, ilustração, games, animação etc. e resolve querer estudar mais sobre o assunto ou sobre arte digital em geral. Mas sempre acaba surgindo aquela dúvida, então por onde começar? Estudar desenho? Fazer uma faculdade? Curso presencial? Curso online? Enfim, hoje em dia existe uma serie de opções que há algum tempo atrás não existia. O próprio youtube hoje em dia é uma ferramenta de estudos, sem contar fóruns de discussão (ex. tonka3d) e grupos do facebook (ex. 3ds max brasil).

Mas como existem múltiplas opções, automaticamente a qualidade do material de estudo muitas vezes fica a desejar, ou seja, muitas vezes você acaba perdendo um grande tempo aprendendo técnicas que não visam a sua formação artística, pois normalmente são focadas apenas no quesito tutorial, que pode sim funcionar, mas para aquele caso bem em específico.

final-fight-3d-project-by-rodrigo-banzato

Projeto de criação 3D do personagem Cody do jogo Final Fight do artista Rodrigo Banzato

Mas como decidir por onde começar os estudos?

Particularmente, eu acho muito válido iniciar seus estudos numa faculdade, seja ela de desenho industrial, design de games, cinema etc., porém estude algo que esteja relacionado com a arte. A faculdade vai te dar disciplina e fazer você trabalhar em grupo, cumprir prazos etc., fora que você terá a oportunidade de estar do lado de dezenas de pessoas com o mesmo interesse que o seu, incluindo os professores que geralmente já fazem parte do mercado de trabalho. Entre algumas faculdades boas e tradicionais de São Paulo eu poderia citar a Belas Artes e a FAAP, as quais conheço e posso indicar com segurança, mas existem várias outras com certeza.

Paralelamente a faculdade, também acho super válido fazer alguns cursos complementares, pois neles você irá se identificar como artista e descobrir qual a sua área de maior interesse e potencial, mas se você não puder fazer uma faculdade, então estes cursos tornam-se ainda mais essenciais! Pense como um time de futebol, ou você vai ser melhor no gol, ou melhor na defesa ou no ataque. Lembre-se, nas grandes produções o time é grande e existem varias posições, como desenho, concept, animação, pós-produção, edição, sonoplastia, modelagem etc. Pensando nisso, alguns cursos relacionados a design, arte, escultura, 3D e games são extremamente válidos e que irão te dar a oportunidade de agregar conhecimento na área para que você consiga ingressar no mercado de trabalho. Nesse caso, existem dezenas de opções, mas particularmente vou citar aqui algumas instituições me vem a cabeça no momento como a escola Panamericana de Arte, a Melies e a própria Tonka3D, onde desenvolvo meus cursos. Nestes 3 lugares existem uma gama de cursos bem interessantes, tanto presenciais quanto online ou por DVDs.

3dsmax-2015

Trabalho feito no 3ds Max, uma das ferramentas 3D mais poderosas e usadas no mundo

Espero que com essas dicas as pessoas que queiram iniciar seus estudos tenham uma referência de início no aprendizado. Conhecimento é sempre válido e nunca é desperdiçado, pois você sempre terá uma carta a mais na manga quando surgirem outros tipos de trabalho.

Um grande abraço e boa sorte!

Rodrigo Banzato
Meu Porfólio

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

Deixe seu Comentário