Making of 3D – Quarto Ambiente Frio

making of 3d quarto inverno

Esta é uma cena bem simples, porém muitas pessoas me pediram um tutorial, eu não faço um making of há tempos então pensei: “let´s do this !!!”
A primeira intenção desta cena era criar uma imagem de portfólio para o estúdio que eu trabalho chamado Z-axis, este se trata de um estúdio de ilustração focado principalmente em imagens publicitárias, mas, eventualmente aparecem alguns trabalhos de arquitetura. Eu ficava encarregado de tudo que era arquitetura na empresa então decidí fazer algo diferente do que eu já havia feito para poder adicionar a imagem final inclusive em meu portfólio. Este foi o motivo de eu criar um estilo de cena frio/inverno, a grande dificultade do projeto foi que ele precisou ser realizado em 2 dias então acabei usando alguns modelos prontos, coisa que não me agrada muito, mas ok.

MODELAGEM

não há nada de muito complexo na modelagem então vou falar somente dos mais importantes

Para simulação de tecidos tenho usado atualmente o Marvelous Designer 2.

Esta lareira foi modelada por meu amigo Marcel Fukuwara (http://mfukuwara.blogspot.com.br) grande modelador e grande pessoa,  realmente o recomendo para todo trabalho de modelagem e mapeamento.

 
Onyx tree – usado para criar as árvores, sempre uma ótima e rápida solução.
 
 
vray fur para o tapete
 
 
multiscatter para a grama
 

COMPOSIÇÃO

Em meu workflow “padrão” eu costumo definir os pontos de camera antes de aplicar qualquer shader ou luz, se preciso eu faço alguns ajustes conforme o trabalho vai evoluindo, porém, desta forma eu consigo saber exatamente quantos modelos, luzes e fakes eu preciso criar exatamente. Por eu ser designer gráfico, a minha relação com composição de luz e cor é bem diferente de um designer de interiores ou mesmo de um arquiteto. A maior parte das decisões do que colocar em cena está mais ligada a composição das cores, peso visual do que realmente se é ou não o melhor design de interiores/decoração possivel. Creio que os dois pensamentos, tanto o do designer gráfico quanto o do designer de interiores caminham juntos e podem ser perfeitamente somados.
 
 
E é assim que tudo funciona em minha cabeça, tipo minecraft hehehe… os pesos, cores e formas são o que definem a composição. Outra coisa muito importante é qual emoção você quer transpor com sua imagem, isto a composição, as cores, os tons do ambiente, as luzes farão seu papel. Neste caso eu queria manter um sentimento de solidão, frio, isolamento. Por isso as cores muito neutras e tons frios em grande parte da composição.
 

ILUMINAÇÃO

3 Vraylights na janela para simular o GI principal, eu não quis usar o método que ficou pop agora de HDRI + Vraylight portal, eu conheço o poder da técnica mas eu realmente acho que o tempo de render vai as alturas  e como odeio esperar eu decidi usar o método OLD SCHOOL de luz na janela com invisible ligado. Usei 3 luzes para ter sombras mais definidas. Todas as outras fontes de luz foram somente para adicionar specular, contrapeso de cor em alguns objetos, o tamanho das luzes bem pequeno é para simular o estilo de sombra marcada típico de luzes artificiais internas. O fogo da lareira foi aplicado na pós mas adicionei uma luz na lareira para dar o efeito de que algo está aceso ali.
 
 

MATERIAIS / TEXTURAS

Piso

Tecidos

Armário

Cadeira

Metal Lareira

Tapete

 

Settings de render/Pós Produção

eu sempre tento usar settings veryveryverylow pois odeio esperar, eu só aumento os settings caso apareçam defeitos como manchas, noise, fragmentos de luz, sombras ruins, etc. E é por isso que a maior parte dos meus renders demoram no maximo 2 horas a 3000px de tamanho. Não teve nada útil na pós produção render final saiu quase igual ao postado aqui, somente apliquei um pouco de contraste e apliquei o fogo na lareira com um mapa de fogo que encontrei com alpha pela internet.
 

Sobre Thiago Lima

Formado em Design Gráfico pela Faculdade de Comunicação e Artes Senac e especialista em 3D studio Max e renderizador Vray, com foco em imagens e animações que abordam arte/ foto-realismo. Suas experiências com 3D variam de Design, Arte, Ilustração, Arquitetura até Animação. Atualmente trabalha na Z-Axis Studio e é freelancer como designer gráfico e artista 3D à procura de novas parcerias com arquitetos, agências de comunicação (marketing, design, publicidade, construtoras, engenheiros etc. Portfolio: www.thilima3d.com.

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

Deixe seu Comentário