Web série de animação

Minimarte, uma web série de animação, criada por Ricardo Graça, ganha mais um episódio esta semana, mostrando que no Brasil, mesmo com pouco, ou sem apoio algum, é possível criar e distribuir conteúdo multimídia, utilizando canais acessíveis a todos.

A série tem roteiro original, onde o homem coloniza Marte para extrair recursos do planeta, como minérios e água. Embora nesta fase inicial os episódios não mantenham uma cronologia de eventos, o quebra-cabeça do que está acontecendo vai sendo montado no decorrer das exibições, que duram dois minutos cada. Algumas características marcam o roteiro como uma crítica ao processo de colonização, monopólio e dominação que, segundo o autor, ainda são praticados nos dias de hoje, com outras ferramentas e processos.

Utilizando técnicas mistas de animação, Minimarte também inova com a utilização de Softwares Livres em sua produção, sendo também distribuído em uma licença livre, Copyleft. Imagens de making of, tutoriais e alguns arquivos-fontes vão sendo liberados gradativamente no site Minimarte, como uma estratégia para pulverização do projeto, assim como a democratização dos processos de criação, que também vão sendo desvendados com os tutoriais.

O próprio site do projeto arrecada fundos através de financiamento colaborativo, utilizando plataforma própria; aproximando a relação entre apoiadores e os artistas envolvidos. Empresas podem apoiar em sistema de cotas, e pessoas físicas apoiam através de doações menores.

Minimarte já possui três episódios no ar, criados com recursos próprios, e com uma equipe de três pessoas: Ricardo Graça (roteiro, animação), Eduardo Graça (roteiro) e Jorge Cruz (som, trilhas). Aos que gostam de filmes ou séries de sci-fi (ficção científica), com um roteiro original, de artistas brasileiros, utilizando ferramentas livres e distribuição livre; vale uma visita ao site oficial.

Teaser de 30 segundos:

)

Episódio #0 – A Transmissão do Profeta

)

Episódio #1-1/2 – Novos Colonos

)

Episódio #2 – As Primeiras Aparições

)

COMPARTILHE

  • Facebook
  • Twitter

em "Web série de animação"

Deixe seu Comentário