Essa é a parte 3 do tutorial sobre adaptação 3D com Maya e Zbrush. Para compreender corretamente esse passo a passo, leia a parte 1 do tutorial sobre adaptação 3D com Maya e Zbrush e também a parte 2 do tutorial sobre adaptação 3D com Maya e Zbrush.
Passo 6 – Renderização
Para poder usar renderizações na composição, elas devem atender a determinados padrões. Renders tem que ser EXR multicanal de 32 bits.
Para o Vray, a configuração básica para elementos de renderização é a seguinte:
Cada cena é única para a sua configuração final de renderização, devido a diferentes níveis de iluminação, o número de superfícies refrativas e reflexivas, a quantidade e velocidade de animação, a presença de pele e cabelo, e assim por diante. Normalmente iniciamos desta configuração para as configurações finais e fazemos ajustes dependendo dos resultados que procuramos:
Se tivermos animação na cena, primeiro renderizamos o playblast. Se estiver bom, movemos para renderizações de resolução muito baixa, para que possamos ver toda a sequência e resolver problemas que possam surgir, antes de gastarmos muito tempo processando a sequência em alta resolução.
Passo 7 – Composição
Para composição de renderização de computação gráfica, sempre usamos execuções multicanais de EXR. Dessa forma, podemos alterar nossa imagem da maneira que quiser no pós-processamento. Quanto mais controle tivermos sobre a renderização na composição, menos tempo gastamos para renderizar novamente a imagem.
Por exemplo, depois que a cena do Nightmare foi renderizada, não gostamos da luz vermelha que brilhava atrás da porta. Com a camada de seleção de luz disponível, conseguimos alterar a luz para azul no Nuke. Também ajustamos as cores de algumas texturas.
Trabalhamos muito com a iluminação na composição. Podemos fazer algumas luzes e aumentar outras. Para a imagem do Nightmare, apenas renderizar a imagem com neblina de ambiente não seria suficiente; Adicionamos um raio de luz vindo de trás da garota para fazer com que parecesse mais atmosférico. Incluimos os passos tomados durante o processo de composição da cena Nightmare abaixo:
Fonte: CG Society